top of page
  • Márcia Mesquita

Olhos no futuro e coração alegre no presente. Por quê?




Olhar para o futuro nos dá uma direção. Planejamento é uma ferramenta eficaz para percorrer o caminho. Foco nos mantém centrados e disciplinados para enfrentar os desafios da jornada. Mas, sem dúvida alguma, VIVER o AGORA com alegria, equilíbrio e satisfação é o que edifica a ponte que conecta nossos objetivos mais elevados às realizações de fato.


O maior “tiro no pé” é viver cada dia com a expectativa somente no futuro para quando chegar lá então se permitir cuidar de si mesmo, VIVER e realmente ser feliz. Isso chama-se auto sabotagem e não vai funcionar.


Mesmo assim, conseguimos alcançar alguns resultados? Sim, conseguimos. Muitas vezes, “pagando juros abusivos” para a nossa saúde mental, física e emocional. Neste caso, acertar o alvo pode ter apenas significado acertar o alvo. E não que foi possível viver, sentir e desfrutar tudo que verdadeiramente deveria vir no pacote do objetivo realizado.


É claro que qualquer conquista exige esforços. Sejam grandes ou pequenas, o esforço será proporcional ao nosso ponto de partida e até onde desejamos chegar. Para isso, será inevitável passar pelo processo, seja com mais ou menos desafios. E está tudo certo. É saudável. É importante para o nosso aprendizado e crescimento.


A questão é que, por mais idealizado, planejado, focado e sustentado que sejam os próximos passos, a única certeza que temos é o presente. Isso ninguém contesta. O que estamos fazendo e sentindo AGORA é fato. Cada minuto decorrido já é passado. Não existe mais. E cada minuto planejado para o futuro, não existe ainda.


Por esta razão que é tão importante saber se harmonizar entre o passado, presente e futuro. Entenda que não somos máquinas. Cada minuto vivido representa uma memória, um sentimento, uma decisão, um padrão mental. Ou seja, a todo momento nossas experiências estão se tornando matéria prima para a construção da nossa própria vida.


Considerando que o PASSADO gerou o PRESENTE, que, por sua vez, vai gerar o FUTURO, tudo o que temos em nossas mãos é o AGORA. Nem um minuto antes, nem um minuto depois. E isso não seria motivo suficiente para incluir mais satisfação e bem-estar em nossos dias, hoje?


Uma simples mudança de pensamentos, hábitos ou rotina pode representar uma nova perspectiva para curtir mais a jornada, alcançar mais clareza e acessar nossa força interior.


Quando estou orientando um planejamento pessoal ou profissional, quase sempre encontro alguma dificuldade para trabalhar esta percepção nas pessoas porque há muita resistência mental e insegurança no presente, com uma forte projeção de pensamento no futuro:

“Um dia tudo ficará bem.” “Quando eu me aposentar, vou aproveitar a vida.” “Quando meus negócios estiverem dando

muito certo, vou relaxar.” “Quando eu emagrecer, vou cuidar mais de mim.” E por aí vai.


Não vou nem aprofundar aqui sobre as constantes visitas às mágoas do passado, que também roubam forças e a capacidade criativa do momento atual. Na prática, a roda está girando ao contrário, resultando em problemas, frustrações e fracassos.


E para quem decide seguir um fluxo mais harmonioso da sua própria natureza, equilibrando todos os pilares necessários para gerar bem-estar pessoal e profissional, as coisas continuam andando, com os mesmos desafios, no entanto, com mais energia, positividade, felicidade e, consequentemente, mais sucesso.

Então, quando for planejar seu novo ano, lembre-se de incluir o pilar Qualidade de Vida, estabelecendo as ações necessárias para isso, promovendo equilíbrio e harmonia. Aproveite que temos um ano inteirinho pela frente e decida mudar o que não está funcionando para você. Faça uma reunião consigo mesmo e determine que você é o CEO da sua própria vida.


Elimine, mude ou adapte as fontes que subtraem sua alegria de viver e multiplique as fontes de bem-estar e inspiração que nos impulsionam para uma experiência mais plena, hoje e sempre.


Qualquer dúvida, informação ou comentário, envie um e-mail para insight@marciamesquita.com Será um prazer responder. E seja sempre bem-vindo por aqui :)


Comments


Posts recentes

Inscreva-se no Mailling

para ser notificado sempre que houver uma nova publicação.

Obrigada! Você será atualizado sobre nossas publicações. Lembre de verificar sua caixa de SPAM e marcar nossos e-mails como CONFIÁVEL.

Entre em contato com Márcia Mesquita pelo whatsapp.
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page