top of page
  • Márcia Mesquita

O que tem alimentado sua Mente?




A MENTE é uma CRIATURA feita de hábitos. Ela se alimenta dos PENSAMENTOS dominantes que recebe. Por isso, deixo aqui uma importante pergunta: O que tem alimentado sua Mente?


Reconhecer que somos fruto de uma projeção mental é o primeiro passo para buscar o controle de si mesmo e alcançar os objetivos mais desejados, seja na vida pessoal ou profissional.


E entender como acontece esta projeção seria o segundo passo. A verdade é que os caminhos da mente são realmente complexos, mas é muito fácil compreender que somos resultado de nossos pensamentos.


Ninguém sai executando algo sem antes ter pensado, o mínimo que seja, sobre o ato da ação. Exemplo: “Vou ir ao supermercado”. Foi um pensamento. Se foi bem explorado ou não para otimizar a ação é outro caso. O fato é que ninguém, em um estado normal, acorda de um “transe mental” no meio do supermercado. O exemplo serve apenas para demonstrar que absolutamente TUDO o que fazemos passou antes pela mente.


Outros pontos importantes a considerar são: Quem realmente está no controle destes pensamentos? Qual foi a origem? Quais efeitos estão causando? Os seus pensamentos o aproximam ou afastam dos seus objetivos?

Por exemplo, se você deseja alcançar um nível mais elevado na carreira, viver pensando que não é capaz o suficiente, não vai ajudar em nada! Se o pensamento for substituído por “O que eu posso fazer para estar mais preparado?” potencializa muito as chances de sucesso.


Lembrando que não estamos falando de pensamentos isolados e sim de um conjunto de pensamentos dominantes que determinam o que acreditamos sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre a vida. Trata-se das “famosas” crenças, que tanto podem nos fortalecer, quanto nos limitar, estabelecendo a maneira como conduzimos nossas atitudes, emoções, relacionamentos e decisões.


Um entendimento ainda mais simples sobre isso é pensar em termos de hábitos. Todos nós temos atividades que realizamos com muita facilidade, pois a ideia já está intrínseca. Não questionamos. O padrão já se formou. Desde as mais comuns, como escovar os dentes todos os dias, até as mais complexas como a forma de resolver problemas, fazer escolhas, planejar, manter o foco e por aí vai.


Observe que suas ações seguem um padrão que se alimenta, constantemente, dos mesmos pensamentos. E esperar resultados diferentes, sem mudar este “padrão”, não será nada eficaz.

Você não tem controle NENHUM sobre os outros. Mas, com clareza e determinação, você pode ter cada vez mais controle sobre si mesmo.


Pense sobre seus próprios pensamentos. Identifique. Organize. Ressignifique. Alimente sua mente da forma mais saudável possível.


Segue um Mind Map do artigo para fácil compreensão e acesso do conteúdo :)




Qualquer dúvida, informação ou comentário, envie um e-mail para insight@marciamesquita.com Será um prazer responder. E seja sempre bem-vindo por aqui :)



Posts recentes

Inscreva-se no Mailling

para ser notificado sempre que houver uma nova publicação.

Obrigada! Você será atualizado sobre nossas publicações. Lembre de verificar sua caixa de SPAM e marcar nossos e-mails como CONFIÁVEL.

Entre em contato com Márcia Mesquita pelo whatsapp.
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page