top of page
  • Márcia Mesquita

Pensamentos ou Sentimentos. Quem vem primeiro?




A resposta é: pensamentos. Sentimentos são resultados de PENSAMENTOS.


Podemos até ter reações emocionais de situações externas. No entanto, somente vai se estabelecer como um sentimento mais profundo se estiver alinhado aos padrões que já temos estabelecidos em nossa mentalidade.


Por exemplo, observe que um descontrole emocional não começa no campo das emoções. Até chegar neste ponto, muitos pensamentos foram encadeados e ALIMENTADOS para formar um quadro mental que resultou no ápice das emoções. Mesmo que a origem seja uma situação alheia à nossa vontade, as reações seguintes dependem de nós mesmos. Motivo pelo qual a mesma circunstância gera comportamentos tão diferentes em cada pessoa.


E por que não decidir quais sentimentos você deseja expressar a partir da consciência do que está pensando? Por que não estar com a mente desperta e decidir assumir um padrão mental mais positivo? E por que não escolher CRIAR estados mentais fortalecedores do que apenas REAGIR a uma “programação enfraquecedora”?


Geralmente, as pessoas reclamam do que estão sentindo e não conseguem fazer uma relação do que estão pensando. O que é normal quando não estamos com a mente desperta. Os efeitos ecoam muito alto e a falta de clareza contribui para um estado totalmente reativo, gerando “mais do mesmo”.


Considerando que pensamentos geram sentimentos e sentimentos determinam nossas ações, temos uma boa razão para saber organizar e harmonizar os próprios pensamentos. Devemos adotar uma postura protagonista de si mesmo, alinhado ao que realmente inspira nosso coração e move nossos passos.


Práticas para elevar o padrão dos seus pensamentos:

  • Silencie a mente.

  • Aprenda a "ouvir" o que pensa.

  • Procure as CAUSAS dos EFEITOS percebidos.

  • ELIMINE fontes que alimentam os padrões negativos e invista em estímulos mais elevados.

  • Acredite. O sentimento vai mudar conforme você assumir um pensamento mais positivo sobre qualquer situação.


Substitua pensamentos enfraquecedores por fortalecedores, constantemente.

  1. Observe-se. Identifique o que está sentindo.

  2. Perceba qual é o pensamento associado a este sentimento. Exemplo: Sentimento de ansiedade geralmente está relacionado a pensamentos projetados no futuro: "Será que vai dar certo?" "E se eu não conseguir?" “Será que serei bom o suficiente? ”

  3. Substitua por: "Estou fazendo o meu melhor. Seja qual for o resultado, vou aprender e continuar evoluindo. ” Pense em suas forças, em tudo que você tem a seu favor. Confie. Pense em motivos para sentir gratidão.

  4. O importante é conseguir acalmar a mente e “alimentá-la” de forma mais “saudável” possível. O que você menos precisa é sentir-se fragilizado por consequência da narrativa mental que você mesmo está criando.

Há uma máxima que não canso de repetir, pois já estudei as causas e comprovei os efeitos em minha própria experiência e de várias outras pessoas: “Procure por respostas no seu próprio INTERIOR. ” A busca exterior nos faz andar em círculos e nos leva sempre ao mesmo ponto de partida. Perceba.


Confesso que não é tão fácil, mas pode ser simples depois que entendemos como tudo funciona e DECIDIMOS passar pelo processo de mudança até conseguir. Todos se surpreendem com o PODER ainda não acessado em SI MESMO. E neste caso, o PENSAMENTO CRIATIVO é a porta de entrada para um mundo repleto de possibilidades. Enquanto que o PENSAMENTO REATIVO limita o nosso mundo apenas às condições externas, aquelas já vividas ou que os olhos conseguem enxergar.


Liberte-se. A pior prisão em que podemos estar é a que estabelecemos em nossa própria mente.

Para incentivar e contribuir com sua intensa viagem pelo mundo dos seus pensamentos, vou compartilhar aqui abaixo uma ferramenta que aplico em minhas mentorias e obtenho excelentes resultados. Trata-se de um Mind Map que eu criei para identificação e mudança de padrão de pensamento em relação a determinado assunto, circunstância ou área da vida.


Esse processo pode levar horas, dias ou meses. Não importa. O importante é você ativar esta intenção clara no Consciente para que o seu Subconsciente comece a revelar as respostas mais profundas. Pergunte-se e vá anotando, conforme vier os insights. Organize as informações. E quando identificar o pensamento fortalecedor, insista na internalização do mesmo até que suas ações expressem a sua nova verdade.




Qualquer dúvida, informação ou comentário, envie um e-mail para insight@marciamesquita.com Será um prazer responder. E seja sempre bem-vindo por aqui :)


Posts recentes

Inscreva-se no Mailling

para ser notificado sempre que houver uma nova publicação.

Obrigada! Você será atualizado sobre nossas publicações. Lembre de verificar sua caixa de SPAM e marcar nossos e-mails como CONFIÁVEL.

Entre em contato com Márcia Mesquita pelo whatsapp.
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page