"Ação de líder" vai além de ter uma posição como tal.
Desenvolver autoliderança pode ser o primeiro passo para influenciar pessoas e realmente estabelecer uma liderança eficaz.
Em meu trabalho com mentorias e treinamentos já atuei com muitos líderes. E sempre me impressiona como a simples mudança de perspectiva do líder sobre si mesmo já muda tudo e repercute positivamente em todo o contexto.
Nunca se falou tanto em liderança como nos últimos tempos. O papel do “chefe” caiu, sem a menor chance de voltar! E a ordem da vez permanece em alta: lidere! O conceito está perfeito, já que estamos falando de uma grande força que é a liderança. No entanto, antes de mais nada, observo que há um fator determinante para “qualquer” pessoa assumir a AÇÃO de líder e não apenas ocupar uma POSIÇÃO como tal: trata-se da Autoliderança.
Autoliderança é a prática de influenciar, intencionalmente, os nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos para alcançar os objetivos desejados.
Durante minha trajetória profissional, fazendo parte de equipes, grandes líderes despertaram em mim profunda admiração e inspiraram grandes aprendizados. O que mais me surpreendia era a maestria com que eles lideravam a si mesmo. Não quer dizer que eram perfeitos, cometiam erros sim. Mas eram capazes de assumir um grande controle sobre suas próprias emoções, atitudes, planejamentos e ações, multiplicando excelentes práticas através de seus exemplos.
Aqueles com quem tive a oportunidade de conhecer um pouco mais do seu universo pessoal, percebi que a autoliderança estava intrínseca em todas as áreas das suas vidas. Eles realmente viviam este princípio na família, entre os amigos, em suas decisões e, sem muito esforço, influenciavam os mais variados tipos de pessoas. Observações que, facilmente, nos levam a concluir que líderes de verdade buscam muito mais que sucesso profissional, eles são orientados a gerar valor.
Por outro lado, já conheci muitos profissionais ocupando uma posição de líder, mas que enfrentavam imensa dificuldade em assumir a AÇÃO de LÍDER, apesar do alto nível de conhecimento. E, muitas vezes, a grande resposta para isso está além dos melhores treinamentos, MBAs ou qualquer outra preparação para liderar, pois a principal barreira pode estar na fraqueza de Autoliderança.
Como liderar pessoas, se não detemos a liderança sobre nós mesmos?
Como influenciar pessoas, se não assumimos o controle dos nossos próprios pensamentos, sentimentos, comportamentos e, consequentemente, das nossas ações?
Difícil, se considerarmos que as pessoas esperam muito mais de seus líderes. Esperam seus exemplos os guiando para os resultados. Esperam que eles sejam íntegros e vivam de acordo com seus discursos.
Os primeiros “modelos de líderes” que conhecemos na vida são nossos pais. Pelo menos, espera-se que, em primeiro lugar, eles sejam líderes de suas próprias vidas para serem capazes de liderar a nossa, enquanto dependemos deles. Não é verdade? E será que não seria justamente esta “autoliderança” que significa nosso maior exemplo?
A reflexão deve transcender a condição de você estar, aspirar ou jamais desejar ocupar uma posição de líder! A essência da liderança é fundamental para qualquer conquista e começa em nós mesmos. Quando conseguimos potencializar nosso recurso mais importante, que é a própria Mente, alcançando clareza, autoconhecimento e posicionamento eficaz diante da vida, nos “apropriando” desta essência, aí sim seremos capazes de incorporar tamanha autoridade. Consequentemente, vamos projetar este empoderamento para outras pessoas e inspirar valores que geram resultados.
Perceba que o "Autolíder lidera a si mesmo e influencia pessoas".
A boa notícia é que, assim como a liderança, a autoliderança também é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Portanto, antes de liderar pessoas, negócios ou processos, primeiro observe se você já é um grande líder de si mesmo!
Qualquer dúvida, informação ou comentário, envie um e-mail para insight@marciamesquita.com Será um prazer responder. E seja sempre bem-vindo por aqui :)
Comments